Como Pedir Isenção ENEM 2018

Você está pretendendo saber como pedir isenção ENEM 2018?  Saiba como realizar o vestibular mais importante do país sem precisar pagar um centavo por isso. Em todos os anos o Ministério da Educação disponibiliza um edital contendo as informações sobre como pedir isenção ENEM 2018 e vamos ter acesso a elas agora!

Como pedir isenção ENEM 2018?

Existem algumas regras para a ter acesso a esse benefício, por isso é importante que você saiba tudo sobre como pedir isenção ENEM 2018.


Conheça o ENEM 2018

Elaborado pelo Governo Federal, o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM é conhecido por verificar as competências e habilidades intelectuais dos jovens concluintes do ensino médio a nível nacional. 

Porém, muito além de apenas medir os conhecimentos de jovens e adultos, o ENEM 2018 é a sua chave para ingressar nas instituições de ensino de níveis técnicos e superior ao redor do país.

Por ser o vestibular mais importante nesse aspecto, o participante do ENEM terá a possibilidade de ser aprovado em qualquer universidade pública ou privada do Brasil, tudo isso dependerá apenas da sua nota ao final da realização das provas. 


Como Pedir Isenção ENEM 2018?

Em todos os anos, uma taxa de inscrição é cobrado para os participantes do ENEM. É somente por meio do pagamento dessa taxa que o estudante confirmará devidamente a sua inscrição ENEM 2018

Porém, existem algumas exceções a essa regra!

Caso o participante alegue não ter condições de efetuar o pagamento, que em sua ultima edição foi de R$68,00, poderá pedir a isenção da sua taxa e caso confirmada, terá sua inscrição confirmada sem precisar arcar com os custos.

Confira agora quem poderá pedir Isenção ENEM 2018:

  • Estudantes que estiverem matriculados em qualquer escola pública ou privada com o benefício de bolsa-integral, cuja a renda mensal seja inferior a um salário e meio por pessoa dentro do seu vinculo familiar
  • Estudantes vinculados ao Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico mediante a um atestado de carência.

Lembrando que todos os alunos de instituições da rede pública de ensino em seu ultimo ano escolar terão automaticamente direito a isenção da taxa de Inscrição ENEM 2018.


Como Pedir Isenção ENEM 2018?

Você se encaixa nas exigências cobradas pelo Governo Federal para ter acesso a isenção do ENEM 2018? Saiba agora como pedir isenção ENEM 2018:

O benefício deverá ser solicitado no ato das inscrições exclusivamente pela internet. Após responder o questionário socioeconômico padrão a todos os participantes, o beneficiário deverá declarar carência e responder outras perguntas feitas pelo site.  

Além das respostas, o estudante deverá ter em mãos os documentos comprobatórios da sua situação declarada. 

O resultado da sua isenção deverá ser disponibilizada ao aluno 48 horas depois da inscrição ser concluída através da página do participante (clique aqui para ser encaminhado ao portal).

  • Digite o seu CPF;
  • Senha;
  • Clique na imagem solicitada;
  • Clique em “Enviar“.

Ao entrar no site você ficará sabendo se teve ou não o acesso a Isenção ENEM 2018. Caso o seu resultado seja negativo,  o candidato deverá gerar o GRU simples (boleto) e efetuar o pagamento da inscrição dentro do prazo estabelecido. 

Se o aluno beneficiário da isenção precisar faltar o exame, deverá justificar sua falta no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais -INEP´. Caso contrário, não terá como pedir isenção no ENEM em outras edições.

Ainda tem alguma dúvida sobre como pedir isenção ENEM 2018? Deixe um comentário e iremos fazer o possível para solucioná-la.

Como Pedir Isenção ENEM 2018
AVALIE NOSSO CONTEÚDO
    1. Jessyca fontes da Silva

    Adicione Seu Comentário