Como Pedir Isenção ENEM 2018

Você está pretendendo saber como pedir isenção ENEM 2018?  Saiba como realizar o vestibular mais importante do país sem precisar pagar um centavo por isso. Em todos os anos o Ministério da Educação disponibiliza um edital contendo as informações sobre como pedir isenção ENEM 2018 e vamos ter acesso a elas agora!

Como pedir isenção ENEM 2018?

Existem algumas regras para a ter acesso a esse benefício, por isso é importante que você saiba tudo sobre como pedir isenção ENEM 2018.


Conheça o ENEM 2018

Elaborado pelo Governo Federal, o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM é conhecido por verificar as competências e habilidades intelectuais dos jovens concluintes do ensino médio a nível nacional. 

Porém, muito além de apenas medir os conhecimentos de jovens e adultos, o ENEM 2018 é a sua chave para ingressar nas instituições de ensino de níveis técnicos e superior ao redor do país.

Por ser o vestibular mais importante nesse aspecto, o participante do ENEM terá a possibilidade de ser aprovado em qualquer universidade pública ou privada do Brasil, tudo isso dependerá apenas da sua nota ao final da realização das provas. 

Veja o cronograma do ENEM 2018:

Publicação do edital: 21 de março
Pedido de isenção e justificativa de falta: 2 a 11 de abril
Inscrições: 7 a 18 de maio
Provas: 4 e 11 de novembro


Como Pedir Isenção ENEM 2018?

Em todos os anos, uma taxa de inscrição é cobrado para os participantes do ENEM. É somente por meio do pagamento dessa taxa que o estudante confirmará devidamente a sua inscrição ENEM 2018

Porém, existem algumas exceções a essa regra!

Caso o participante alegue não ter condições de efetuar o pagamento, que em sua ultima edição foi de R$68,00, poderá pedir a isenção da sua taxa e caso confirmada, terá sua inscrição confirmada sem precisar arcar com os custos.

Confira agora quem poderá pedir Isenção ENEM 2018:

  • Estudantes que estiverem matriculados em qualquer escola pública ou privada com o benefício de bolsa-integral, cuja a renda mensal seja inferior a um salário e meio por pessoa dentro do seu vinculo familiar
  • Estudantes vinculados ao Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico mediante a um atestado de carência.

Lembrando que todos os alunos de instituições da rede pública de ensino em seu ultimo ano escolar terão automaticamente direito a isenção da taxa de Inscrição ENEM 2018.


Como Pedir Isenção ENEM 2018?

Você se encaixa nas exigências cobradas pelo Governo Federal para ter acesso a isenção do ENEM 2018? Saiba agora como pedir isenção ENEM 2018:

A partir deste ano, a solicitação de isenção deixa de ser feita durante a inscrição e deverá ser realizada com antecedência, entre 2 e 11 de abril, pela Página do Participante. A justificativa de ausência no Enem 2017 deverá ser feita no mesmo período e no mesmo site.

Além das respostas, o estudante deverá ter em mãos os documentos comprobatórios da sua situação declarada. 

Clique aqui para ser encaminhado ao portal.

  • Digite o seu CPF;
  • Senha;
  • Clique na imagem solicitada;
  • Clique em “Enviar“.

Ao entrar no site você ficará sabendo se teve ou não o acesso a Isenção ENEM 2018. Caso o seu resultado seja negativo,  o candidato deverá gerar o GRU simples (boleto) e efetuar o pagamento da inscrição dentro do prazo estabelecido. 

Se o aluno beneficiário da isenção precisar faltar o exame, deverá justificar sua falta no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais -INEP´. Caso contrário, não terá como pedir isenção no ENEM em outras edições.

Ainda tem alguma dúvida sobre como pedir isenção ENEM 2018? Deixe um comentário e iremos fazer o possível para solucioná-la.

    1. Jessyca fontes da Silva

    Adicione Seu Comentário