Edital ENEM 2018: Datas, Conteúdos e Tudo Sobre o ENEM

Graças a diversas políticas públicas, o acesso ao Ensino Superior está cada vez mais democrático. Muitas instituições de ensino exigem apenas as notas do ENEM para que o aluno tenha sua vaga garantida. Que tal saber mais informações sobre o Edital ENEM 2018? Quem vai fazer as provas do ENEM precisa conhecer todas as informações sobre o Edital ENEM 2018 e é sobre isso que falaremos hoje.

Edital ENEM 2018

Edital ENEM 2018

O ENEM, hoje em dia, é considerado uma das provas mais importantes do nosso país. É através das notas dessas provas que muitos alunos conseguem acesso ao Ensino Superior, seja em instituições públicas ou privadas através de bolsas de estudos integrais.

Instituições estaduais e federais exigem as notas do ENEM 2018 no momento das inscrições.

Conteúdo das Provas do ENEM 2018

Todas as pessoas que vão realizar os exames do ENEM já sabem que as provas são bem extensas, sendo realizadas em 2 dias. É preciso muito preparo e dedicação, caso contrário, seus resultados não serão positivos

Existem candidatos que se preparam durante meses para realizar as provas do ENEM, dedicando-se ao máximo, por isso, não deixe as questões importantes para a última hora e se organize com antecedência.

Reunimos algumas informações importantes sobre os possíveis conteúdos que estarão presente nas provas do ENEM em 2018.

Lembre-se que o Edital ENEM 2018 ainda não foi divulgado. Se ocorrer alguma mudança, atualizaremos todas as informações em breve.

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação: Língua
  • Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação.
  • Matemática e suas Tecnologias: Matemática.

Veja Também como → Imprimir Boleto do ENEM 2018

Agora, confira os temas mais cobrados de cada matéria e estude muito!

  • História: cultura negra no Brasil, regimes políticos, revoluções industriais, Brasil colonial, colonização, primeira república, cidadania e Império.
  • Geografia: migração e imigração, espaço rural, geopolítica no mundo atual, tipos de clima e solo, geologia, globalização, combustíveis, impactos ambientais, sistemas agrícolas e geomorfologia.
  • Filosofia e Sociologia: consequências da globalização, Filosofia moral, questões éticas, diversidade cultural, etnocentrismo e relativismo, movimentos sociais e Descartes.
  • Química: eletroquímica, pH e pOH, reações químicas, unidades de concentração, cadeias carbônicas, estados da matéria, estequiometria, estruturas atômicas e tabela periódica.
  • Física: calorimetria, movimento, usinas e instalações residenciais, hidrostática, fenômenos elétricos e magnéticos, óptica, leis da Física, equilíbrio e ondas.
  • Biologia: imunização, evolução, organização dos seres vivos, lixo e seus problemas ambientais, ciclos do carbono, água e seus problemas ambientais, ecologia, genética, mutações, tecidos e células.
  • Língua Portuguesa e Literatura: escolas literárias, produção de texto, norma culta da língua, textos jornalísticos, estratégias argumentativas e discursivas, variedades linguísticas, texto literário, cultura e arte.
  • Matemática: análise de tabelas e gráficos, porcentagem, estatística básica, probabilidade, álgebra, frações e geometria.


Datas das Provas Contidas no Edital ENEM 2018

Ainda não sabemos as datas das provas do ENEM 2018 pois o Edital ENEM 2018 não foi divulgado oficialmente.

É muito importante que você saiba algumas informações relevantes para a realização das provas do ENEM. Acompanhe:

  • O Exame do ENEM será composto por 1 redação em língua portuguesa mais 4 provas objetivas com 45 questões cada uma.
  • As provas do ENEM são realizadas em 2 dias, sendo divididas pelas áreas de conhecimento.
  • No primeiro dia é realizada as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
  • No segundo dia as provas serão de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. A redação também é feita no segundo dia.
  • A duração do primeiro dia de prova é de 4 horas e 30 minutos e da segunda prova é de 5 horas e 30 minutos.


Confira no Edital ENEM 2018 Como Fazer a Inscrição Para as Provas

É muito importante que o candidato que queira fazer as provas do ENEM em 2018 leia atentamente o Edital ENEM 2018 assim que ele for divulgado, pois nele estarão informações importantes sobre datas oficiais da realização das provas, inscrições, entre outras informações.

As inscrições geralmente ocorrem pela internet e o candidato deve acessar o site oficial para realizar a sua. 

Depois de ter preenchido todas as suas informações pessoais, basta imprimir o boleto e realizar o pagamento da taxa de inscrição.

Após efetuar o pagamento da sua inscrição, acompanhe o status da mesma e depois faça uma boa prova!

Edital ENEM 2018: Datas, Conteúdos e Tudo Sobre o ENEM
5 (100%) 1 vote