Sisu 2018: Datas, Notas, Inscrições

Com o Sisu 2018 os estudantes poderão ser selecionados para universidades federais e estaduais com o resultado do seu esforço nas provas do ENEM. O processo permite seletar os alunos através da disputa entre notas! Se interessou? Para entender como fazer sua inscrição para o Sisu 2018, veja a seguir.

Sisu 2018

Sisu 2018

Atualmente o Sisu funciona em diversas universidades em todos os Estados do Brasil, portanto as instituições aderem ao sistema e apresentam as vagas disponíveis.

SISU – Sistema de Seleção Unificada

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa do Ministério da Educação (MEC) na qual possui vagas em universidades públicas.

O processo seletivo do Sisu ocorre por meio das notas do Enem para que ocorra a classificação dos candidato e a participação é gratuita e a seleção ocorre duas vezes por ano.

Pelo sistema é possível escolher dois cursos de graduação e todos os dias o Sisu divulga notas de corte das carreiras para que o estudante saiba qual a pontuação para ser aprovado no curso pretendido.

Como funciona o Sisu 2018

O candidato possui uma etapa de inscrição e neste período é preciso inscrever, por ordem de preferência. A escolha pode ser duas opções, nas vagas ofertadas pelas instituições que estão participando do programa.

Neste período é possível mudar as opções. Com o final do prazo de inscrição, o Sisu 2018 vai selecionar os melhores classificados, por modalidade de concorrência conforme suas notas no Enem de 2017, pois as notas do Enem 2018 só são divulgadas no ano anterior.


Quem pode participar do Sisu 2018

Pode participar do Sisu 2018:

  • Qualquer pessoa que tenha feito o Enem no ano anterior e tenha obtido nota maior do que zero na redação.
  • Não existe limite de renda ou idade para se inscrever.
  • As universidades participantes podem exigir uma nota mínima no Enem, que pode ser consultada pelos candidatos.
  • Os bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni) também podem se inscrever, mas se for selecionado precisa escolher entre o Sisu ou ProUni, pois não é possível acumular os dois benefícios.

Notas mínimas para Sisu 2018

Algumas instituições apresentam uma nota mínima para a inscrição de acordo com o curso. Portanto, ao interessar por uma vaga o mesmo é informado se a sua nota obtida é suficiente para concorrer ao curso.

Caso não seja, ele precisa escolher outro curso ou substituição. Em todo caso, se o aluno tirar nota zero na redação do Enem ele não pode concorrer às vagas oferecidas pelo Sisu.

As notas de corte do Sisu 2018 são atualizadas diariamente, portanto, para ter conhecimento é necessário acessar aqui, o site oficial do Sisu, para efetuar a pesquisa.


Datas do Sisu 2018

Os detalhes sobre as datas não foram divulgadas, portanto, logo que sair às informações do Sisu 2018, iremos inserir no artigo.

Na edição anterior, as datas seguiram o seguinte cronograma:

  • 11/01 a 14/01: Período de inscrições, as notas de cortes foram divulgadas.
  • 18/01: Resultados da chamada regular.
  • 18/01 a 29/01: Prazo para participar da lista de espera.
  • 22/01 a 26/01: Matrícula da chamada regular.
  • 04/02: Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições a partir desta data.

Inscrição do Sisu 2018

A inscrição para o Sisu só pode ser feita pela Internet, no site do programa, na data divulgada, gratuitamente.

Para fazer o cadastro veja as orientações abaixo:

  • Para fazer a inscrição o usuário precisa acessar o portal do Sisu, nesta página;
  • Em seguida ele deve escolher a opção e inserir o Número de Inscrição do ENEM e Senha do ENEM;
  • Depois é preciso escolher até duas opções de cursos (mesmo que sejam universidades diferentes).


  • Após é preciso escolher a modalidade de cotas ou livre concorrência;
  • Após deve confirmar Inscrição para poder concorrer às vagas que foram escolhidas.

Não se esqueça durante a inscrição do Sisu 2018 conferir todas as suas informações para não preencher nada incorreto.

Para ter detalhes sobre o processo não deixe de acessar seu e-mail. Para aqueles que não foram selecionados o Sisu tem a lista e espera.

Neste caso é preciso acessar seu boletim do candidato, no site do próprio SISU, entrar na tela da escolha da primeira opção de curso e clicar em “Participar da Lista de Espera”. Após será emitida uma mensagem de confirmação.


Resultado do Sisu 2018

No final do prazo de inscrição, o Sisu selecionará automaticamente os candidatos conforme classificação em cada curso, por modalidade de concorrência, de acordo com suas notas no Enem.

O Sisu 2018 vai fazer apenas uma chamada. Já os com maiores notas vão ser convocados e vão ter um prazo estipulado para fazer a matrícula.

Depois da chamada regular, o próprio sistema vai emitir as instituições participantes uma lista de espera para as vagas que não foram ocupadas.

Para consultar o resultado veja abaixo:

  • O usuário deve clicar aqui no site do Sisu.
  • Depois no menu lateral, clique em “Resultado”;
  • Preencha com seus dados cadastrados no ENEM;
  • Clique em consultar.

Contato de dúvidas para Sisu 2018

Para esclarecer informações sobre o Sisu 2018, o candidato pode entrar aqui e enviar por e-mail. Além disso, pode falar por telefone, veja:

  • Telefone: 0800-616161
Sisu 2018: Datas, Notas, Inscrições
5 (100%) 1 vote