Vagas por Sistema de Cotas nas Universidades: Como funciona, LEI

Muito se fala sobre as vagas por sistema de cotas nas universidades, mas muitas pessoas ainda possuem dúvidas sobre o funcionamento desse processo. Aqui você vai poder entender um pouco mais sobre as vagas por sistema de cotas nas universidades e assim chegar à conclusão sobre qual é o objetivo disso.

Vagas por Sistema de Cotas nas Universidades

Vagas por Sistema de Cotas nas Universidades

Não tem muito segredo no funcionamento dessa lei, mas ela ainda gera muitas dúvidas na maioria das pessoas. Precisamos entender o contexto e também entender as porcentagens que a lei deseja mudar dentro do cenário das Universidades públicas federais, nesse momento.

Para dar a oportunidade educacional para as pessoas de baixa renda, o governo lançou esses critérios que agora são obrigatórios por lei, acompanhe a leitura!


*Confira também informações sobre:

  Provas ENEM 2018
  Inscrições ENEM 2018
  Hora do ENEM 2018


Vagas por Sistema de Cotas nas Universidades

A lei de cotas tem o objetivo de ampliar oportunidades sociais e educacionais no Brasil, mas ela causa muita polêmica pelo fato de abordar um assunto que é delicado e as regras contidas dentro da legislação podem ser interpretadas de diferentes maneiras, por isso que sempre tem muitas discussões dentro de si mesmo assunto.

Em relação à quantidade de vagas por sistema de cotas nas universidades, isso varia de instituição para instituição, pois são elas que fazem a definição exata da porcentagem que será aberta de acordo com processo seletivo (vestibular). Mas é claro que a lei define um percentual mínimo, o qual mencionamos abaixo:

  • Percentual mínimo para vagas por sistema de cotas: 12,5%

Abaixo você vai poder me entender um pouco melhor sobre o funcionamento dessa lei e também onde acessar todo o texto que foi publicado pelo Governo Federal. É interessante ver a lei como um todo para que você entenda quais são as cláusulas que permanecem válidas e também quais são aquelas que foram removidas.


Como funciona o Sistema de Cotas nas Universidades?

Para entender perfeitamente como funciona a lei de cotas nas universidades, descrevemos com maiores detalhes as informações principais contidas no funcionamento dessa legislação:

  • 50% dos alunos que preenchem as vagas nas universidades federais devem ser originados de escolas públicas;
  • Dentro dessa porcentagem os alunos devem atender aos critérios de ser baixa renda (família com renda de até 1,5 salários mínimo).

 

* Veja também regras do ➟ SISU 2018

O sistema de cotas nas universidades é polêmico e não podemos negar esse cenário, até hoje tem muita repercussão em cima disso e muita discussão, mas o Governo Federal continua mantendo a lei vigente que funciona em todo o Brasil.

  • Caso você tenha interesse em acessar a Lei de Cotas nas Universidades: Lei 12.711

Não deixe de estar fazendo a leitura da lei para que você entenda um pouco mais sobre como funciona as vagas por sistema de cotas nas universidades. Nada melhor do que o texto da lei para exemplificar corretamente o funcionamento desse processo que gera muitas dúvidas na maioria das pessoas.

Vagas por Sistema de Cotas nas Universidades: Como funciona, LEI
5 (100%) 1 vote