10 dicas para passar no vestibular sem cursinho

Vai participar do vestibular e concorrer a uma bolsa de estudos, mas não irá se preparar através de um cursinho? Com as facilidades proporcionadas pela internet, é possível se preparar sem pagar nenhuma mensalidade e sem sair de casa. Quer saber como isso é possível? Leia o texto a seguir e veja dicas para passar no vestibular sem precisar de cursinho:

1. Escolha a sua área

Saber para qual campo você estará prestando o ENEM 2020 é fundamental para a sua preparação. É preciso saber se os seus estudos estarão mais direcionados para a área de saúde, de exatas ou de humanas.

2. Defina as principais matérias 

Já sabe em que campo quer atuar? Então agora você precisa saber quais as matérias mais relevantes para o seu curso. Para os cursos de humanas, por exemplo, possuir uma boa nota na redação ENEM 2020 será fundamental para definir a pontuação final.

3. Aperfeiçoe suas habilidades

Saber para qual curso você estará concorrendo é fundamental para começar a se preparar, mas para qualquer estudante o autoconhecimento também será importante. Descubra quais as suas afinidades e tente melhorá-las. O seu potencial nas matérias que gosta pode representar uma boa porcentagem da sua nota no exame.

4. Estabeleça um horário de estudos

Especialistas afirmam que não é necessário passar horas e horas por dia estudando para se sair bem em um exame, mas algumas horas por dia já são suficientes! Separe um momento do dia para se dedicar aos assuntos do Enem.

5. Leia bastante

Mesmo que você não possa memorizar todos os conteúdos, é interessante que você leia bastante sobre tudo. Muitas pessoas compreendem melhor o que estão lendo se o fizerem em voz alta.

7. Faça exercícios de fixação

Ler é fundamental para quem vai passar por qualquer tipo de exame, mas isso não garante que o seu cérebro estará armazenando o essencial. Por isso, opte por exercícios de fixação de conteúdo.

8. Faça resumos

O resumo é um exercício interessante pois permite que você retire as informações essências sobre um conteúdo e as coloque em uma ordem compreensiva para o seu cérebro.

9. Pratique redações antigas

Como você já deve saber, não é possível prever o tema da redação do Enem. Então o ideal é que você esteja apto para elaborar um bom texto independente do tema. Busque por redações antigas e as faça!

10. Participe do Enem como treineiro

Esta dica fica mais voltada para quem ainda está no ensino médio e pretende passar no vestibular. É interessante começar a participar do exame desde o primeiro ano.