Como funciona a correção da redação do ENEM

A redação do Exame Nacional do Ensino Médio é uma etapa importante da avaliação, sendo fundamental para a sua aprovação através dos sistemas de seleção. Por isso, muita gente quer saber como funciona o processo de correção a fim de aperfeiçoar suas habilidades de escrita. Para esclarecer essa e outras dúvidas, continue lendo:

Tema da redação

Como você já deve saber, o tema da redação do ENEM 2020 só passa a ser conhecido pelos candidatos no dia da prova. E um dos critérios de avaliação da sua proposta é a fidelidade ao tema. A fuga parcial ou total do tema pode comprometer a sua pontuação.

Para auxiliar os participantes, o exame estará disponibilizando uma folha anterior a folha de rascunho, possuindo um texto de apoio. Esse texto é essencial para a base da proposta da sua redação e o fator será avaliado por quem irá corrigir.

Língua Portuguesa

Como é de se esperar,a língua portuguesa também será um critério de avaliação e os participantes da redação ENEM 2020 precisam estar com as normas na ponta do dedo.

Será considerado, não só o uso correto do português, como também a colocação da norma culta e escrita formal em seu texto. O domínio dessas competências é um aspecto necessário para uma boa nota.

Coesão e coerência

Na verdade, essas duas características são exigidas em qualquer tipo de texto. Em primeiro lugar, o mesmo deve ser coerente, isto quer dizer que deve estar condizente com suas próprias afirmações e com a perspectiva da realidade.

É fundamental que o seu texto esteja coeso, precisando estar condizente não só como o sentido mas com o uso de gênero, número, pessoa, entre outros. Então, quem participou das inscrições ENEM 2020 já deve estar se preparando.

Criatividade

Pode não parecer, entretanto a criatividade será um dos pontos de avaliação mais importantes utilizados por quem vai corrigir a sua redação.

Isto porque, você estará competindo com centenas e centenas de outros textos, promovendo soluções para a proposta estabelecida. É importante possuir singularidade e confiança em seus argumentos, assim sua redação irá se destacar.

Propostas e soluções

Como você deve saber, é esperado dos candidatos o desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo que cumpra com os Direitos Humanos, sem ofender ou ferir a integridade do leitor.

Essas perspectivas também serão instrumento de análise dos corretores, portanto, o uso do poder argumentativo é essencial. É importante lembrar ainda, que as propostas colocadas devem ser coerentes com a realidade equivalente e claramente colocadas em seu texto.