Dívidas com a faculdade? Veja como os estudantes podem negociar

Os custos de educação de qualidade no país ainda são bem elevados e por isso, é comum que os estudantes acabem devendo algumas mensalidades. Se você está estudando a partir de um programa educacional, saiba que você pode conseguir um acordo com a sua instituição e resolver o problema. Quer saber como? Leia o texto a seguir e entenda:

Hoje em dia, existem vários programas educacionais que permitem algumas facilidade para os estudante. Uma dessas propostas, que representam a ideia da popularização do ensino privado, é o FIES, o maior programa de financiamento estudantil do país.

Os estudantes que participam do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) podem se inscrever para as bolsas de estudo do FIES 2020 e conseguir a menor porcentagem de juros de financiamento do mercado.

O FIES é possível através dessa cobrança de juros, mas para que o estudante consiga pagar esse valor, o programa estabelece um prazo após a finalização do curso para que o mesmo possa retornar esse investimento.

Vale mencionar que o novo FIES já está funcionando e algumas mudanças foram aplicadas como o pagamento trimestral no valor simbólico de R$150.

Ou seja, os estudantes que vão participar das inscrições FIES 2020já serão inseridos nesse modelo e devem saber que precisarão pagar o valor trimestral independente do seu curso.

Outras inciativas como o Quero Bolsa e o Educa Mais Brasil também promovem a distribuição de bolsas de estudo, mas diferente do FIES, o estudante não precisa pagar juros, basta cumprir com o pagamento integral de sua primeira mensalidade para receber os descontos.

O estudante pode estar ainda, parcelando esse valor inicial para conseguir a sua bolsa de estudos através dessas inciativas e o não cumprimento das mesmas pode levar ao cancelamento do benefício.

De acordo com o FIES, o número de estudantes devedores cresceu bastante no último ano, o que pode estar comprometendo o futuro do programa.

Se você se encontra em situação de inadimplência com a sua instituição, vale a pena mencionar que algumas medidas podem ser tomadas.

Estamos falando dos acordos que podem ser estabelecidos! Quem estuda através do FIES, pode encontrar assistência através do SisFies ou entrar em contato com a própria instituição de ensino.

No caso de programas como o Quero Bolsa e o Educa Mais Brasil, o ideal é conversar com a instituição e entrar em contato com as inciativas através do telefone ou do e-mail.

Os sistemas poderão oferecer acordos, em que você recebe um desconto na sua divida e consegue até parcelar em três vezes sem juros sem precisar de cartão de crédito.