É preciso fazer o ENEM para se matricular em um curso técnico?

O ensino técnico é uma das categorias de formação para o mercado e assim como os outros níveis, também tem suas particularidades. Como você já deve saber, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é a forma padrão de ingressar em um curso de graduação e pode ser exigido até para programas de financiamento estudantil, como é o caso do FIES.

Com a crescente popularização do ensino técnico, muitas pessoas têm buscado saber se precisam participar do Enem para conseguir ingressar em um curso técnico. Então, vamos entender todos os processos?

O curso técnico

O curso técnico tem ficado bastante popular entre jovens e adultos pois promove uma capacitação bem desenvolvida entre teoria e prática. Além disso, essa categoria de capacitação está diretamente ligada ao mercado de trabalho, possuindo um alto índice de empregabilidade para os estudantes, mesmo nos primeiros meses.

Os cursos são variados, dependendo diretamente da instituição pelas quais são oferecidos. Atualmente, as escolas técnicas mais famosas são as instituições do Sistema S de ensino, como o SENAC, que tem o foco voltado para os cursos do comércio e o SENAI, voltado para os cursos da indústria.

Cada vez mais estudantes tem buscado se especializar em um curso técnico, pois além das vantagens citadas, a formação ainda tem uma duração de apenas 2 anos e certificado reconhecido pelo Ministério da Educação.

Como ingressar?

Mas afinal, você precisa realizar o Exame Nacional do Ensino Médio para desfrutar de todas as vantagens do ensino técnico? Bem, isso irá depender um pouco da forma como você quer ingressar na sua formação. Os cursos técnicos são livres e você pode se matricular sem muitos processos burocráticos, entretanto, você pode precisar do Enem se quiser começar um cursos através de um programa..

O programa que dará acesso gratuito aos melhores cursos do seu estado é o PRONATEC 2020A inciativa promove a popularização do ensino técnico, capacitando centenas de jovens e adultos todos os anos e funciona através de uma plataforma digital na qual os candidatos podem se inscrever.

Para participar das inscrições PRONATECo candidato deverá estar cumprindo alguns requisitos como pro exemplo, a participação e pontuação mínima no Enem, principalmente se as vagas estiverem coligadas ao Sisutec, sistema responsável pela distribuição de vagas.

Portanto, podemos dizer que o Enem é opcional para quem quer começar o ensino técnico, porém a utilização do mesmo pode estar apresentando diversas facilidades para o estudante.