Entenda os diferentes tipos de bolsas estudantis ofertadas pelo Prouni

O Prouni é um dos sistemas que promovem a distribuição de bolsas de estudo a partir da nota do Exame Nacional do Ensino Médio. Apesar de ser um programa que oferta vagas para o nível superior, como o Sisu, nem todos podem participar.

Além disso, quem pode participar precisa estar atento aos tipos de bolsas oferecidas, afinal, elas também são direcionados para um público específico. Quer entender melhor? Leia as informações a seguir:

Como funciona o Prouni?

O Programa Universidade Para Todos (PROUNI) promove a distribuição de vagas para cursos a nível superior na rede particular de ensino. A inciativa é possível através da parceria entre o programa e instituições de ensino reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

O Prouni abre vagas duas vezes ao ano, no começo de cada semestre e para participar, os estudantes devem ter realizado a última versão do Exame Nacional do Ensino Médio. Além disso, para participar das inscrições PROUNI 2020o candidato precisa ter alcançado pelo menos 450 pontos no Enem, sem possibilidade de zerar a prova de redação.

Vale mencionar ainda que o programa é voltado para estudantes que concluíram o ensino médio na rede pública de ensino, ou na rede particular como bolsista.

A bolsa estudantil é dividida entre bolsa parcial e bolsa integral, e é preciso entender como ambas funcionam para se inscrever na categoria corresponde a sua situação socioeconômica,

Bolsa Parcial

A bolsa parcial do Prouni é distribuída para a maioria dos cursos e pode ajudar os estudantes a começarem a formação dos seus sonhos pagando menos.

A possibilidade desse recuso não fica disponível para todas as instituições. As vagas podem variar muito e os candidatos podem verificar as opções no período de inscrição do Prouni.

Como mencionado, nem todos podem concorrer a essa bolsa. Além dos requisitos citados nos parágrafos anteriores, o estudante só tem direito a bolsa parcial se possuir renda mensal equivalente a até três salários mínimo vigente por pessoa.

E quando sai resultado do PROUNI 2020? Geralmente, o resultado sai um pouco depois do Sisu, no começo do ano. Então fique atento!

Bolsa Integral

Enquanto isso, a bolsa integral cobre totalmente os custos mensais do curso ofertado. E vale mencionar que a bolsa é válida até o final da graduação.

Para poder se inscrever nesta categoria, os estudantes devem possuir renda mensal por pessoa equivalente a um salário mínimo vigente.

Lembrando que para ambas as bolsas de estudo, será exigida por parte da instituição que o candidato comprove a renda familiar declarada.