FIES 2018: Inscrições, Etapas, Seleção, Regras

O FIES 2018 abre novas inscrições para que os interessados possam solicitar o novo financiamento estudantil. Com as inscrições do FIES 2018 em aberto, não podemos deixar de conferir os prazos e a documentação necessária para dar entrada no processo. Tudo isso poderá ser visto com maiores detalhes aqui, saiba mais a respeito.

FIES 2018

FIES 2018

O que é o FIES?

O FIES – Financiamento Estudantil – é um programa criado pelo governo federal e que tem o objetivo de disponibilizar o financiamento para que os alunos possam efetuar o pagamento dos cursos superiores em escolas particulares, ou seja, trata-se de uma ajuda financeira onde o aluno poderá fazer o pagamento da mesma após a conclusão do curso.

Veja quais são os principais detalhes que envolvem esse financiamento:

  • Criado pelo Governo Federal;
  • Destinado aos alunos de escolas privadas de ensino superior;
  • Necessário participar do processo seletivo para ter o financiamento aprovado;
  • Necessário atender aos requisitos e critérios para contratação do financiamento.

Essas são algumas informações gerais para que você entenda mais sobre o FIES 2018, mais adiante iremos conhecer mais detalhes a respeito dele também.

 

 


Inscrições FIES 2018

As inscrições FIES 2018 são feitas exclusivamente pela internet e o interessado tem que aguardar a abertura desse processo para poder realizar a sua. Inicialmente, o processo de inscrição não tem nenhum tipo de custo e ele só vai ocorrer após assinatura do contrato. 

Durante a validade do contrato, o único custo que o participante tem é de uma parcela de atualização que é aplicada a cada 3 meses. Fora isso, o pagamento do financiamento ocorre somente após a conclusão do curso ou finalização do contrato.

Na pré-inscrição, será necessário informar os dados pessoais como CPF, RG, comprovante de endereço, comprovante de matrícula, comprovante da renda familiar, entre outros outros detalhes. O preenchimento completo é indispensável.


Regras de Seleção do FIES 2018 

Entender as regras de seleção FIES 2018 é importantíssimo para quem pretende participar desse financiamento, isso acontece pelo fato de que precisamos entender quais são os critérios que devem ser preenchidos para que possamos ter a oportunidade de ter acesso a esse benefício.

Não podemos negar que as instituições privadas possuem cursos com valores altos e uma ajuda financeira no decorrer de nossos estudos faz toda diferença. Portanto, não deixe de consultar abaixo quais são as regras e também quais são os demais detalhes que envolvem o processo de seleção do FIES 2018

  • Só pode participar quem foi pré-selecionado no processo de inscrição;
  • Necessário estar regularmente matriculado na instituição de ensino conveniada e também no curso;
  • Não pode ser beneficiado nenhum outro programa educacional de bolsas de estudo;
  • O FIES utiliza a nota do ENEM como critério de seleção; Por isso você deve ficar informado sobre o ENEM inscrições 2018.
  • O FIES também analisa a renda familiar mensal bruta que não pode ser superior a 2,5 salários mínimos.

Para saber se a instituição que você estuda está conveniada com programa, consulte a lista de instituições e cursos conveniados: