O que faz um técnico em Zootecnia

Os cursos técnicos têm sido cada vez mais procurados pelos estudantes e principalmente para algumas áreas que ganharam destaque nesses últimos cinco anos. Um desses cursos é o técnico em Zootecnia, profissão que está crescendo no mercado. Mas afinal, o que faz um profissional dessa área?

Indice de Conteúdo

O curso

Como é relacionado ao mundo animal, muita gente acaba confundindo os procedimento do curso de Zootecnia com o curso de Medicina Veterinária. Bem, essas formações são muito distintas e você vai entender o porquê.

O curso de Zootecnia irá abordar temas relacionados às Ciências Biológicas, entretanto, o seu foco fica para a nutrição, modificação genética e reprodução de animais.

Além disso, o estudante que optar por essa formação também encontrará em sua carga horária competências referente a administração e a gestão.

Este curso pode ser encontrado também em nível de graduação, mas vale lembrar que a formação técnica possui um direcionamento mais prático e voltado para o mercado de trabalho.

Onde cursar

Se você se interessou pela área, deve estar se perguntando onde pode cursar essa formação técnica. Existem algumas opções bastante interessantes, uma delas é o vestibulinho ETEC 2020.

A sigla ETEC representa a Escola Técnica Estadual  e possui diversos cursos disponíveis. Para ingressar no ETEC 2020o estudante é submetido a um vestibular tradicional.

Todos os anos, centenas de estudantes disputam uma vaga e você pode concorrer participando das inscrições ETECJá pensou em estudar em uma das melhores instituições do país sem nenhum custo?

Uma outra opção é se inscrever no PRONATEC, programa responsável pela distribuição de bolsas de estudo a nível técnico. A oferta de cursos varia muito de um ano para outro, então é difícil prever se serão disponibilizadas vagas para o curso de Zootecnia.

Como atua

O técnico formado em Zootecnia pode atuar laboratórios, encarregado de funções relacionadas a Bioquímica. Também é possível que o mesmo esteja atuando nos bastidores da nutrição animal, assim como na prática. Esses ambientes são geralmente laboratórios de ração animal e fazendas.

O profissional também pode optar pela área de sustentabilidade ambiental, pesquisando e desenvolvendo projetos de melhoria para o meio ambiente, em geral.

Uma outra possibilidade é trabalhar com as Ciências do Solo e Forragicultura, área muito importante para o animais considerados rurais.

O técnico em Zootecnia tem ainda, a possibilidade de atuar diretamente na reprodução animal, estabelecendo maior probabilidade de produção e desenvolvendo técnicas em laboratório.